A Empresa
A empresa TAPINOMA IND. E COM. LTDA, nasceu de uma matriz totalmente baseada na CIÊNCIA. A garantia desta iniciativa tem um suporte inicial da parceria de duas das maiores instituições científicas brasileiras: A UNESP (Universidade Estadual Paulista e FAPESP (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo).
Assim, no ano 2000, cientistas do Centro de Estudos de Insetos Sociais, do Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro, São Paulo, iniciaram um projeto de Inovação Tecnológica, com o objetivo de desenvolver iscas para o controle de algumas pragas, como formigas, cupins e baratas, visando estimular esta prática de combate e reduzir a contaminação ambiental por inseticidas.
Esta inciativa foi inicialmente financiada por um programa recém-criado pela FAPESP, chamado PIPE-FAPESP (PESQUISA INOVATIVA EM PEQUENA EMPRESAS), que tem como principal objetivo apoiar a execução de pesquisa científica e/ou tecnológica em micro, pequenas e médias empresas no Estado de São Paulo.
Os resultados deste projeto foram sucesso total no desenvolvimento destes novos produtos, tornando necessário a criação em 2004, junto à incubadora da UNESP/Rio Claro, a empresa TAPINOMA COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE DESINFESTANTES AMBIENTAIS LTDA. Com a nova sede, a empresa continuou investindo no desenvolvimento de novos produtos com tecnologia diferenciadas e ambientalmente sustentáveis.
Em 2013, a Tapinoma deixou o sistema de incubadora da UNESP, mudando sus sede de produção para uma área própria (1500 m2), no distrito industrial da cidade de Rio Claro.
Com a ampliação da sua área de produção na nova sede, a empresa continuou em crescimento contínuo tanto em números novos produtos e/ou marcas, como na melhoria da qualidade dos mesmos. Atualmente, a empresa conta com mais de 20 novos produtos registrados e produzidos por ela própria ou em parceria com empresas terceirizadas.
Nestes 20 anos de existência, a TAPINOMA, mantém como padrão e missão, o objetivo principal preconizado na sua criação: desenvolver e comercializar produtos sempre em bases científicas consistentes.